top of page

O vai e vem da educação respetosa

Thay Dantas

Atualizado: 12 de mai. de 2020



Meu nome é Thay Dantas, e tenho dois filhos Thiago (5) e Andrés (9) minha aventura na educação alternativa começou quando Andrés tinha 2 anos. Alguma coisa me dizia que a educação como era, estava longe de ser o que eu acreditava que meu filho precisava.


Pesquisando sobre diferentes pedagogias, descobri a educação Waldorf, fiz formação para ser profesora de imediato, uma história cheia de sincronicidade, depois de uns anos voltei para a Espanha e aqui as formações e escolas Waldorf estavam bem longe de onde eu morava e minha busca por uma educação alternativa seguia, então encontrei as formações em Educação Respeitosa, Viva e Ativa e depois desses anos de formação fundei o Projeto Crianza Naturi.


Educação alternativa...

- O que é isso, em que consiste?

Na verdade é uma mistura orgânica de várias pedagogias alternativas (Emmi Pickler, Waldorf, Reggio Emili, Montessori, escola do bosque, educação livre e etc) um caminho que cada um encontra se alimentando das bases dessas pedagogias e criando a sua.


Na experiência, no meu dia-a-dia, posso dizer que sobretudo me ensinou sobre poder ver minha sombra para depois conseguir empatizar com eles. A teoria é realmente linda, a prática tem os altos e baixos, todas as formações estavam repletas de práticas e dinâmicas. Mas é no dia-a-dia que a gente encontra o caminho, e é sem dúvida um caminho cheio de vai e vem, altos e baixos.


Tem alguns tópicos que eu poderia citar como importantes, como um guia para começar a aventura e é normalmente como trabalho as formações que oferece no meu Projeto Crianza Naturi, fazemos uma por mês, durante 5 ou 6 meses.


- Movimento livre segundo Emmi Pickler

- As fases de desenvolvimento (físico, emocional e cognitivo - os 3 célebros, os temperamentos segundo a educação Waldorf.)

- Acompanhamento emocional - empatizar para acompanhar.

- As birras, os limites e a liberdade (compreender o

significado das birras, limites saudáveis e adecuados a idade e o papel do adulto nisso tudo)

- Segurança em si mesmo, autoestima e o conceito de morte

- Acompanhar a sexualidade, identidade e gênero.


Espero ter ajudado a abrir a porta da curiosidade sobre uma educação alternativa, se quiserem estou sempre a disposição para conversar, resolver dúvidas e aportar meu grãozinho de areia para que as relações familiares sejam mais saudáveis.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page