Olá pessoal! Voltamos com mais um artigo sobre a importância da #prevenção nas #crianças. Para podermos entender melhor o tema desse artigo e do próximo (sobre flúor) precisamos entender primeiro a #anatomia dos dentes. Vamos là?
O #dente é formado por duas partes: as raízes (ou a raiz) e a coroa. A camada mais interna que contem os nervos e os capilares é a POLPA; a camada do meio a DENTINA; a camada mais externa é o CIMENTO RADICULAR nas raízes e o ESMALTE na coroa. O esmalte é o tecido mais forte do corpo humano. Entre as raízes e o osso há o ligamento parodontal que é o que amortiza os impactos dos dentes. [foto Google images]
Agora já podemos passar pro assunto que nos interessa: a maldita #CÁRIE.
Todos nos temos placa bacteriana na boca. Dependendo de vários fatores (entre os quais o mais impactante é o pH da saliva) esse acumulo de bactérias pode ser mais cariogênico ou não. O que que isso quer dizer? Bom simplesmente que há pessoas que são mais sujeitas á caries e outras que não. Os outros fatores indispensáveis pela formação da carie são:
- pouca absorção de cálcio nos primeiros anos de vida
- uma anatomia não favorável (de cada dente ou da posição deles-por isso a importância de avaliar com ortodontista se é o caso de colocar aparelho)
- uma #higieneoral não suficiente ou não bem executada
- consumo excessivo de açúcar simples
"Tá, Malù, mas aí o que que acontece pra cárie poder se formar?" Normalmente a maioria dos fatores acima co-existem na mesma #boca e a não remoção das bactérias as-deixa lá, só esperando que entre açúcar na boca pra elas poderem comer. Quando elas acabam de comer elas fazem o que a gente também faz: xixi e cocô! Sò que o produto que elas metabolizam é um acido que destrói o esmalte do dente e, sendo o esmalte o tecido mais duro do corpo humano, se for destruído e a cárie não for curada, ela continua sua invasão dos tecidos, passando rapidamente pela dentina e chegando na polpa, que é quando chega a doer MESMO! [Google images] Nas crianças esse processo é muito mais rápido, pois o esmalte é um esmalte mais fino e frágil e é importante saber que as raízes dos dentes de leite não são fechadas, então na hora que a criança tiver uma cárie, se não for tratada logo no comecinho (quando, inclusive, não dói) essa carie pode chegar á polpa muito rapidamente e cariar o dente permanente que está alí de baixo das raízes do dente de leite. "Mas e aí? Como prevenir?" Fácil: com uma boa higiene oral [pf, ver o artigo sobre prevenção oral nas crianças], visitas frequentes ao dentista desde neném e a correta quantidade de flúor na pasta de dente. "Vai ter pdf sobre isso?" Vai sim! Está sendo traduzido do italiano e vai estar pronto junto com o artigo sobre flúor que chegará em breve. Um abraço, Malù
Comments